Manual de instrução

Homelift

Introdução:

NBR 12892 – Esta norma fixa as condições exigíveis na elaboração do projeto, na fabricação e na instalação de elevadores Edificação Residencial Unifamiliar

Instruções de segurança:

– Verificar se o elevador funcione com alguma das portas abertas, se este fator ocorrer, comunicar imediatamente a empresa responsável pela conservação e desligar o elevador para não ser utilizado até que seja reparado.

– Comunicar a empresa responsável pela conservação qualquer anormalidade no funcionamento do equipamento.

– Manter limpas, livres e desimpedidas as portas da cabine, dos pavimentos e da casa de máquinas, não permitindo o depósito de materiais estranhos. Não permitir que pessoas estranhas interfiram nas instalações do elevador.

– Autorizar os serviços de reparo e colocação de peças indispensáveis à segurança e ao essencial funcionamento do elevador.

Conservação preventiva:

Entende-se por conservação preventiva. A mão de obra de limpeza, regulagem, inspeção geral em todo conjunto, ajustes de peças instaladas e em funcionamento.

Emergência:

– Paralização por falta de emergência elétrica ou qualquer outro defeito:

A) A Primeira providência a ser tomada será o desligamento da chave geral do elevador (220v) que encontra-se próximo a máquina ou quadro de comando.

B) Circunstancialmente a cabine poderá estar parada próxima a um dos pavimentos, entretanto para se ter noção de sua localização, a próxima providência será a abertura da porta de pavimento, onde se supõe a cabine estar próxima. Está operação será efetuada de forma simples, bastando introduzir uma chave própria no orifício existente na porta de pavimento, comprimir a trava interna do fecho eletro-mecânico, liberando a porta para abertura.

C) Uma vez constatado a posição da cabine, a próxima providência será a movimentação do elevador ao pavimento mais próximo. A movimentação da cabine será feita diretamente através de acionamento manual da máquina, procedendo-se da seguinte forma:
– Introduzir a manivela no eixo do redutor, girando-o facilmente para o lado que for mais conveniente, levando a cabine para o piso mais próximo, não sem antes observar se o sitema elétrico está inoperante, impedindo o funcionamento.